Cuidado com elas! Estas são as comidas com mais agrotóxicos

Um dos temas que mais chamou a atenção de todos nos últimos anos, foi a alimentação saudável, que é uma grande preocupação para todos, mas com a grande quantidade de pessoas que há no Brasil, algumas medidas devem ser tomadas para que tenha alimentos para todos, como o uso de agrotóxicos, que servem para eliminar pragas e doenças nas plantações. Contudo, eles podem causar bastante problemas na saúde das pessoas, confira os 10 alimentos que mais apresentam as substâncias citadas.

Saiba quais as comidas que mais têm agrotóxicos | Imagem de Vitor Dutra Kaosnoff por Pixabay

Os 10 alimentos que mais têm agrotóxicos

O morango é sem dúvida alguma o alimento que está no topo de qualquer lista quando o assunto é agrotóxico, já que a fruta é bastante frágil e pega pragas com uma grande facilidade. Também há na lista o pimentão, que possui bastante agrotóxicos, mas isso acontece por conta dos tratamentos químicos que ocorrem durante o seu cultivo, o mesmo vale para o tomate, que devido ter um cultivo bem intenso, ao chegar para o consumidor, geralmente tem vários resíduos químicos.

Na lista também há produtos saudáveis, como o pepino, mas um ponto negativo é que é comum encontrar restos de pesticidas nele. A maçã também passa pelo mesmo problema, embora tenha um alto valor nutricional, pode conter bastante substâncias prejudiciais. E outro alimento que apresenta isso é a batata, mesmo sendo um alimento altamente consumido por todos, ainda possui o problema citado.

O espinafre, em suas folhas verdes, também pode obter uma alta concentração de substâncias químicas, como ocorre também na uva, alface e cenoura. Como é notório, mesmo sendo alimentos que são saudáveis, acabam se tornando um grande problema devido a maneira como são cultivados.

Veja também: Ciência Mostra Como Baixar A Pressão Apenas Respirando

Como se alimentar de forma mais saudável?

Para se livrar um pouco dos efeitos negativos que há nos alimentos repletos de agrotóxicos, a melhor saída é optar por opções orgânicas. Mesmo que seja um pouco mais caro, acaba valendo a pena, já que durante a produção deles, não há a presença de agrotóxicos. 

Além disso, antes de consumir algum dos alimentos citados, é importante lavar e descascar bem, somente fazendo isso, a carga de agrotóxico que fica para trás é bem grande. O que proporciona uma maior saúde para quem irá consumir posteriormente. 

Por fim, tenha uma dieta variável, isso também pode ajudar bastante na luta contra as substâncias químicas. Por exemplo, mesmo que não seja possível comer todos os produtos orgânicos, tente comer o máximo possível.

Veja também: Ciência Revela 10 Dicas Para Aumentar Seu Foco E A Concentração

Confira no vídeo a seguir os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana