INSS: o que acontece se você tem dois empregos?

Qualquer brasileiro deve lembrar-se do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” e da icônica frase “O meu marido tem dois empregos”. Mas já parou para pensar o que de fato acontece com quem possui dois empregos no brasil? Há quem acredite que é possível ter direito a duas aposentadorias, entre outras, que o valor do benefício é apenas maior. Portanto, para não restar mais dúvidas, confira tudo sobre o assunto.

Saiba o que acontece quando o trabalhador possui 2 empregos | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Qual a importância do INSS?

O INSS é a autarquia que administra todos os benefícios de caráter previdenciário, o mais conhecido é a aposentadoria, mas entre o ingresso no mercado de trabalho e o término do ciclo, há outros benefícios que podem ser cedidos pelo INSS.

Como o pagamento de alguns auxílios, em caso de doença ou então, o pagamento da pensão, em caso do titular, no caso citado, o montante fica para os dependentes. Mas para isso, é preciso que o trabalhador cumpra algumas regras.

A regra mais importante, é contribuir mensalmente com o INSS, mas a depender do seu trabalho, é possível que essa contribuição ocorra de modo diferente.

Veja também: Casa De RICO: Como É A Mansão De R$ 1,4 Bilhão Confira

Quais os tipos de contribuições que há?

O tipo mais comum de contribuição que há, é no caso dos funcionários que trabalham regidos pela CLT ou então, os servidores públicos. Nos casos citados, o desconto previdenciário é feito no momento do pagamento, diretamente na folha.

Mas há outros tipos também, como é o caso dos Microempreendedores Individuais, que precisam pagar todos os meses o DAS (que significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Por fim, há a maneira de contribuição menos conhecida, que acontece através da Guia da Previdência Social, conhecida por GPS.

O que ocorre com o brasileiro que possui dois empregos?

Embora tudo seja bem detalhado, ainda há a dúvida mais frequente, o que acontece quando a pessoa possui dois empregos. O primeiro ponto é que ela necessitará pagar duas contribuições, já que o valor do desconto já é retirado no momento do dia do pagamento. 

Segundo a lei vigente, os cálculos para se aposentar nos moldes citados, são diferentes. Mas no final das contas, o trabalhador pode receber apenas uma aposentadoria maior do que receberia tendo apenas um emprego.

Já quem acredita que ele pode receber duas ou mais aposentadorias, acaba enganando-se, já que segundo a lei, isso é totalmente ilegal e inviável. Portanto, caso o trabalhador queira uma aposentadoria diferente, ele pode optar pela previdência privada. 

Veja também: Atraso Da Fatura De Um Cartão Pode Bloquear Os Outros?