Dá para ver através das paredes com o Wi-Fi; confira

No mundo moderno, um dos dispositivos mais utilizados para acessar a internet, é o Wi-Fi, pois com a tecnologia citada, é possível que dispositivos sem fio tenham acesso à banda larga e com isso consigam navegar na grande rede. Mas agora, cientistas descobriram uma funcionalidade do Wi-Fi que vai além da citada, a saber, torna-se possível observar através de paredes utilizando um simples roteador, entenda como.

Saiba como visualizar o que há atrás das paredes usando apenas Wi-Fi | Imagem de StockSnap por Pixabay

A tecnologia permite visualizar objetos através das paredes

Vários cientistas decidiram se dedicar em encontrar novas utilidades para o Wi-Fi, quando foi constatado que era possível que eles visualizassem objetos que estavam ocultos graças a uma parede sólida. 

O estudo foi divulgado em uma conferência chamada Radar 2023 que é de responsabilidade do IEEE. E destaca que é possível utilizar o Wi-fi para a finalidade citada. 

Com isso, alguns problemas atuais podem ser resolvidos, quando a tecnologia estiver desenvolvida, como a capacidade de encontrar pessoas perdidas.

Veja também: Como Saber Se A Inteligência Artificial Está Mentindo

Como isso foi possível?

A pesquisa em questão se baseou na Teoria da Difração Geométrica que foi proposta por Keller. Ela afirma que as extremidades de um determinado objeto, geram um cone de raios no momento que interagem com uma onda. 

Então, utilizando os princípios dela e a aplicação das conhecidas redes bayesianas, é possível obter não apenas a real localização de algum objeto mas as suas bordas também, com isso, é possível definir sua forma.

Na pesquisa, foram usados 3 transmissores Wi-Fi e após uma criteriosa análise em relação a curvatura e a orientação dos extremos dos objetos, as imagens que antes estavam ofuscadas, agora, encontram-se totalmente nítidas. 

A tecnologia pode mudar o futuro 

A tecnologia, ainda está apenas em seu início, mas mesmo em um estágio tão precoce, já é possível entender como ela poderá mudar o mundo no futuro.

Pois poderá dar lugar a possibilidades que ainda não foram exploradas, já que não é possível a visualização nítida através de certos obstáculos. 

Com isso, várias áreas, como a medicina e a exploração do espaço, podem evoluir bastante e surgir um cenário onde barreiras visuais não serão um problema. Já que no momento, a depender de onde o médico quer visualizar, por exemplo, não é possível ter total noção do objeto que está sendo observado. 

Ao passo que ao utilizar a tecnologia, com a sua evolução, espera-se que seja possível observar os objetos, realizar sua delimitação e permitir que ele seja identificado corretamente e em um tempo bastante inferior. 

Veja também: Instagram Tem Nova Versão Secreta? Veja Como Atualizar O App