Você tem TV a cabo pirata? Anatel vai bloquear 5 MILHÕES

Você brasileiro, tem TV a cabo pirata na sua casa? Atenção, a Agência Nacional de Telecomunicações, conhecida como Anatel, criou uma defensiva para acabar com a pirataria de televisão através de assinaturas, ou seja, a Anatel vai bloquear mais de 5 milhões de decodificadores que são considerados clandestinos que está em uso no nosso Brasil. 

Anatel também informou que esse desligamento será feito remotamente para assim ninguém precisar ficar entrando dentro das coisas das pessoas. Isso será feito de imediato, e tudo isso vai acontecer pois a empresa Anatel está recebendo um número muito grande de denúncias sobre pirataria que está sendo generalizada de televisão a cabo, que no caso é bastante conhecida com o nome de “gatonet”. 

Você tem TV a cabo pirata Anatel vai bloquear 5 MILHÕES
Anatel vai bloquear milhões de decodificadores. Imagem: arquivo/ Free Pik

Denúncias 

Conforme a empresa foi recebendo muitas denúncias ela decidiu montar um grupo técnico para que assim consiga analisar todos os dados que são recebidos diariamente e também criou uma lista de modelos de alguns equipamentos que devem ser bloqueados. Hoje em dia, existe uma variedade de equipamentos clandestinos, pois infelizmente isso é em alta no Brasil, essa prática. E esses equipamentos clandestinos são vendidos em sites de comércios pela internet, e normalmente tem o nome de Tv Box e os preços variam entre R$ 150 a R$ 450. 

De acordo com a empresa Anatel, esses sites estão colocando para vender também eletrônicos que incorrem em crime e essa ação pode ser punida. 

Para quem não conhece muito sobre o assunto, as TV Boxes conseguem fornecer uma conexão de internet para as televisões consideradas mais “comuns” e consegue transformar o aparelho numa Smart Tv, porém muitos desses aparelhos não são homologados pela agência, e assim eles conseguem decodificar os sinais que são de TV por assinaturas e conseguem passar para os seus usuários. 

A empresa também compartilhou que quem produz e quem comercializa esses aparelhos que são considerados clandestinos está cometendo cinco infrações: 

  1. Uso de equipamento não homologado 
  1. Transmissão clandestina de telecomunicações 
  1. Uso indevido do serviço de TV por assinatura 
  1. Prejuízo à ordem econômica  
  1. Concorrência e risco à segurança cibernética 

Veja também: Aluguel mais caro em 2023; reajuste foi de 4,2% em janeiro e pode aumentar mais

O uso da tecnologia 

A tecnologia está sendo avançada a cada ano, mas como tudo existem coisas que são criadas para o bem como também para o mal, e assim é com a tecnologia. Infelizmente, eles se aproveitam desses dados tecnológicos para darem golpes e até mesmo roubar de outros e ganhar em cima disso, como o que está acontecendo no caso desses aparelhos que estão roubando dos aparelhos que são pagos de Tv por assinatura. 

A Anatel vai tomar todas as providências necessárias, pois a cada dia está recebendo mais denúncias sobre o caso. 

Veja também: Novas notícias sobre o NOVO RG! Será obrigatório em 2023?