
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 vão até às 23h59 desta quinta-feira, 29 de setembro. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da plataforma Gov.br.
Os interessados podem consultar as vagas disponíveis nas instituições privadas de ensino superior diretamente no portal. É possível pesquisar opções de cursos, turnos, instituições e locais de oferta.
O Prouni, gerido pelo Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de nível superior em instituições particulares. O programa é voltado para brasileiros que não possuem diploma de nível superior.
Segundo o edital, haverá duas chamadas para os candidatos pré-selecionados. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2026, enquanto a segunda chamada será anunciada em 2 de março de 2026.
### Como se Inscrever no Prouni
Para se inscrever, os candidatos devem ter completado o ensino médio e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2024 ou 2025. Além disso, é necessário ter uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e não ter zerado a redação.
A pré-seleção levará em conta a melhor média de notas do candidato entre as duas edições do exame. Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda não pode ultrapassar três salários mínimos. Em 2026, o salário mínimo é de R$ 1.621.
O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência e para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, é possível optar por concorrer às bolsas de políticas afirmativas, desde que o candidato atenda aos critérios estabelecidos.
### Vagas Disponíveis
Nesta edição do Prouni, estão sendo oferecidas 594.519 bolsas, o que representa a maior quantidade já disponibilizada na história do programa. Desse total, 274.819 são bolsas integrais e 319.700 são parciais.
Em relação à modalidade de cursos, 393.100 vagas são para cursos a distância, 16.408 para cursos semipresenciais e 184.992 para cursos presenciais. Quanto à graduação, 328.175 bolsas são destinadas a bacharelados, 253.597 a cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.
Os cursos com maior número de bolsas são administração, com 63.978 vagas, e ciências contábeis, com 41.864 vagas.
Para mais informações e atualizações, é recomendável acompanhar as redes sociais e canais de comunicação das instituições de ensino e do Ministério da Educação.

