Produção industrial dos Estados Unidos sobe 0,3% em junho

A produção industrial nos Estados Unidos registrou um aumento de 0,3% de maio para junho, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Federal Reserve, que é o banco central norte-americano. Esse crescimento superou as expectativas de analistas, que previam que o indicador se mantivesse estável.

Além desse dado positivo, o Federal Reserve também fez uma revisão nos números relativos à produção industrial de maio. Inicialmente, havia sido reportada uma queda de 0,2%. Contudo, esse número foi corrigido para uma estabilidade, ou seja, uma variação de 0%. Essa revisão suaviza a percepção anterior de que a atividade industrial estava em declínio.

Outro aspecto importante é a taxa de utilização da capacidade instalada, que indica o quanto a capacidade produtiva das indústrias está sendo utilizada. Essa taxa subiu de 77,5% em maio, após revisão dos dados, para 77,6% em junho. Apesar de ser um aumento pequeno, isso sugere uma leve recuperação no uso das instalações industriais do país.

Esses números são significativos, pois mostram que a indústria americana está começando a apresentar sinais de recuperação, o que pode ter implicações positivas para a economia em um contexto mais amplo.