Lei mostra o que acontece com motorista de app que se torna MEI

Você sabia que é possível formalizar sua atuação como Microempreendedor Individual (MEI) no crescente ramo dos aplicativos de transporte?

Nas linhas a seguir, descubra com o Notícia da Manhã as vantagens fiscais e os passos necessários para entrar nesse universo.

Aproveite as vantagens fiscais ao formalizar sua carreira como MEI no universo dos aplicativos de transporte. Conheça os passos simples para iniciar sua jornada agora!
Aproveite as vantagens fiscais ao formalizar sua carreira como MEI no universo dos aplicativos de transporte. Conheça os passos simples para iniciar sua jornada agora! (Foto: Divulgação).

Motorista de APP pode se tornar MEI

Desde 2019, os profissionais dessa categoria têm a possibilidade de formalizar sua atuação como Microempreendedor Individual (MEI), assegurando assim o acesso a uma gama abrangente de benefícios fiscais e previdenciários.

Benefícios do MEI

  • Isenção de impostos federais: ao ser enquadrado no Simples Nacional, o MEI obtém isenção de diversos impostos federais, tais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Essa dispensa representa uma economia expressiva para o motorista, contribuindo diretamente para a estabilidade financeira e fortalecendo sua posição no mercado.
  • Contribuição previdenciária: a realização do pagamento mensal da contribuição assegura ao empreendedor o acesso a benefícios previdenciários fundamentais, incluindo aposentadoria por idade, auxílio-doença, auxílio-maternidade, entre outros. Essa contribuição estabelece uma rede de segurança vital para os motoristas autônomos, garantindo proteção em diversas circunstâncias.
  • Desconto na compra de carro: motoristas MEI têm o privilégio de usufruir de descontos ao adquirir um veículo novo. A isenção de 2% a 30% na compra de carros é resultado de acordos entre fabricantes e os governos federal e estadual, resultando em uma economia substancial no momento da renovação da frota. Essa vantagem não apenas beneficia individualmente o motorista, mas também contribui para a modernização e eficiência do serviço prestado.
  • Emissão de nota fiscal: A possibilidade de emitir nota fiscal confere ao MEI uma vantagem estratégica, especialmente ao prestar serviços para empresas que exigem esse documento. Além de agregar valor aos serviços oferecidos, a emissão de nota fiscal representa um importante registro contábil, evidenciando a seriedade e profissionalismo do motorista.

Veja só: Confira se seu CPF está na lista da Caixa para pé-de-meia de R$ 200,00

Quero me tornar um motorista de aplicativo MEI, como faço?

O procedimento para se tornar um MEI é simples, gratuito e pode ser iniciado de forma totalmente online, através do Portal do Empreendedor.

Para iniciar essa jornada, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Portal do Empreendedor.
  • Clique na opção “Quero ser MEI”.
  • Selecione a opção “Formalize-se”.
  • Escolha entre as opções “Ir para gov.br” ou “Entrar com gov.br”.
  • Complete os dados de identificação necessários.
  • Escolha a atividade que será exercida, indicando a forma de atuação e utilizando o código CNAE apropriado para motoristas de aplicativo.
  • Preencha informações sobre o endereço comercial e residencial.
  • Aceite os termos de adesão para oficializar a sua condição de MEI.
  • Conclua o processo e emita o Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Escolher se tornar um Motorista de Aplicativo MEI não é apenas uma questão de formalização; é uma decisão pensando no futuro que abre portas para uma série de benefícios.

Além de oferecer acesso a benefícios fiscais, descontos na compra de veículos e contribuições previdenciárias, o MEI proporciona uma jornada mais segura e rentável para aqueles que desejam transformar sua realidade percorrendo as ruas da cidade.

Saiba mais sobre MEI: Limite de R$ 2 milhões: como aprovar novo cartão de crédito MEI