
Se você tem o sonho de viver viajando, saiba que existem várias profissões ideais para combinar o útil ao agradável. Para os amantes de viagens, a ideia de ficar preso em um escritório todos os dias é quase uma afronta ao espírito aventureiro.
A rotina monótona, em que as pausas se limitam a fins de semana, férias ou feriados, pode ser um dilema para aqueles que sonham em explorar constantemente novos horizontes. A seguir, continue lendo e conheça mais de 20 profissões para trabalhar e viajar pelo mundo.

Trabalhar e viajar pelo mundo: um sonho possível
No entanto, há uma revolução em andamento no mundo profissional, em que algumas carreiras oferecem a oportunidade única de viajar pelo país ou até mesmo pelo mundo enquanto se trabalha.
Este cenário engloba profissões que exigem constantes deslocamentos a trabalho, aquelas que permitem realizar tarefas remotamente pela internet e também aquelas que abrem portas para empregos temporários em diferentes países.
É a promessa de migrar de um destino para outro, quebrando barreiras e trazendo um sopro de novidade à rotina de trabalho. A seguir, veja mais de 20 opções de profissões em que é possível trabalhar e viajar ao mesmo tempo.
Profissões para trabalhar e viajar ao mesmo tempo: confira
A rotina de escritório, com horários fixos e paredes que delimitam a jornada diária, pode parecer uma prisão para os apaixonados por viagens.
No entanto, existem profissões que desafiam essa norma, oferecendo a liberdade de explorar novos destinos enquanto se trabalha. Veja nossas dicas:
- Turismo:
 Trabalhar como guia turístico é um sonho para muitos viajantes. Algumas empresas internacionais, como Geckos Adventures e Intrepid Travel, oferecem a oportunidade de explorar diferentes cidades e países.
- Programador Freelancer:
 Programadores freelancers têm a vantagem de trabalhar remotamente de qualquer lugar com uma boa conexão à internet. Eles podem atender demandas de agências e empresas, desenvolvendo sites e sistemas utilizando plataformas como Workana, Freelancer e Fiverr.
- Comissário de Bordo:
 Os comissários de bordo têm a tarefa de fornecer suporte aos passageiros durante os voos. Esta profissão permite viajar para várias cidades e países, mas requer a conclusão de um curso específico.
- Piloto de Avião:
 Assim como os comissários, os pilotos de avião têm uma rotina itinerante, mas o processo para se tornar um piloto envolve cursos extensivos e obtenção de diversas licenças.
- Tripulação de Cruzeiro:
 Trabalhar em cruzeiros pode ser desafiador, mas oferece boa remuneração. Há oportunidades em áreas como gastronomia, hotelaria, entretenimento, atendimento ao público, salva-vidas, entre outras.
- Professor de idiomas:
 Professores de línguas podem optar por dar aulas em outro país ou oferecer aulas particulares online. Atualmente, as inúmeras plataformas virtuais possibilitam o ensino remoto, proporcionando liberdade na escolha do local de residência.
- Jornalista:
 Correspondentes internacionais vivem em outros países enquanto trabalham para emissoras ou jornais.
- Comércio Exterior:
 Profissionais nessa área frequentemente viajam para encontrar fornecedores e clientes, especialmente na importação e exportação.
- Redator Freelancer:
 Redatores freelancers produzem textos remotamente para diversas plataformas, incluindo veículos, agências, blogs e empresas. Sites como 99freelas, Workana e Freelancer conectam esses profissionais a oportunidades de trabalho.
- Tradutor e Intérprete:
 Especialistas em línguas, tradutores e intérpretes podem trabalhar em diversos países, traduzindo textos, contratos e participando de eventos internacionais. A opção de trabalhar remotamente como freelancer também está disponível.
- Geólogo:
 Estudando a composição da crosta terrestre, os geólogos frequentemente viajam para conduzir estudos em diversos locais, compartilhando seus resultados em feiras e seminários.
- Arqueologia:
 Localizando, analisando e explorando sítios arqueológicos, os arqueólogos têm a chance de viajar para lugares remotos, participando de eventos para apresentar descobertas.
- Produção de Eventos:
 Produtores de eventos viajam pelo país para realizar eventos, exigindo habilidades organizacionais e relacionamento interpessoal.
- Fotografia e Cinegrafistas:
 Capturando imagens ao redor do mundo, fotógrafos e cinegrafistas têm a oportunidade de vender seu trabalho para revistas, canais de TV ou trabalhar em eventos esportivos globais.
- Diplomata / Relações Internacionais:
 Trabalhando em embaixadas brasileiras, essa carreira permite lidar com relações entre o Brasil e outros países, oferecendo suporte aos brasileiros no exterior.
- Modelo:
 Modelos viajam para sessões fotográficas e desfiles, proporcionando oportunidades de crescimento profissional.
 Leia mais: Estudo de graça pelo mundo: 6 países oferecem bolsas a brasileiros
- Consultor e Professor Especialista:
 Oferecer consultorias ou aulas online em uma área específica permite trabalhar de qualquer lugar do mundo.
- Geógrafo:
 Estudando e mapeando questões sociais, econômicas e logísticas, geógrafos viajam para prestar consultoria, participar de congressos e estudos.
- Au Pair:
 Trabalhar como babá em outro país, especialmente para mulheres mais jovens, pode ser a oportunidade de viver uma experiência cultural única.
- Instrutor de Mergulho:
 Com um certificado internacional de instrutor, é possível trabalhar em qualquer lugar onde a prática de mergulho seja comum.
- Instrutor de Dança, Yoga e Afins:
 Ensinando em qualquer lugar do mundo com conhecimento da língua local, é uma opção flexível, embora a busca por empregos possa ser desafiadora.
- Investimentos:
 Corretores de investimentos podem trabalhar pela internet enquanto viajam, assim como especialistas em day trade, que compram e vendem ações.
- Jogador Profissional de Poker ou e-sports:
 Jogadores profissionais podem competir online e participar de torneios em diferentes partes do mundo.
- Atleta:
 Atletas, tanto individuais quanto coletivos, têm a oportunidade de competir globalmente, explorando diferentes países durante seus eventos e contratos.
Leia mais: Boa notícia para quem trabalha remotamente: 10 países incentivam

