Quantas parcelas devo pagar para renovar meu consignado?

Quando os clientes começam a realizar empréstimos consignados, no longo prazo, começam a entender como funciona esta modalidade de empréstimo. Onde é possível obter um dinheiro extra com uma taxa de juros bem inferior em relação aos empréstimos comuns, como o pessoal. Mas uma das técnicas mais utilizadas, é realizar o consignado e após um certo tempo, renovar o empréstimo para conseguir melhores condições, entenda como funciona.

Saiba quantas parcelas precisam ser pagas para que o empréstimo seja renovado | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Para que serve a renovação do empréstimo?

A renovação do empréstimo possui vários benefícios para o cliente final, já que ele consegue melhores condições em relação às anteriores, que o banco havia concedido. Mas para que isso seja feito, é preciso que o cliente tenha pagado uma quantidade mínima de parcelas antes.

Durante a renovação, o banco possui a possibilidade de ampliar o vínculo com o cliente e cobrar taxas melhores. Sobretudo, com os clientes que possuem um bom histórico de crédito. 

Então, torna-se uma estratégia para que as instituições financeiras não percam bons pagadores. Mas além disso, há outras opções, como portabilidade e refinanciamento.

Veja também: Casa De RICO: Como É A Mansão De R$ 1,4 Bilhão Confira

Portabilidade e refinanciamento é a mesma coisa?

Não, são duas operações diferentes, mas que podem ajudar bastante o cliente a depender da situação deles. Na portabilidade, por exemplo, a dívida original é migrada para uma nova instituição financeira. 

Nela, espera-se que tenha melhores condições de pagamentos no contrato que será feio. Então, a dívida anterior é paga pelo banco e um novo contrato é aberto.

Contudo, no caso do refinanciamento, a operação é diferente, pois todo o processo é feito dentro da mesma instituição bancária. Mas o contrato anterior é refeito com melhores condições, valores a mais são liberados e o número de parcelas aumenta. 

Qual a quantidade mínima de parcelas que devem ser pagas?

Geralmente, quando há a quitação de 30% da dívida, os bancos já liberam essas operações que foram citadas. Na maioria das vezes, o principal atrativo é a redução de juros e a liberação de um novo montante.

Mas quem deseja ter um dinheiro a mais, pode ser uma estratégia que é unir os dois procedimentos citados. A saber, primeiramente é feito uma portabilidade e após isso, um refinanciamento. 

Portanto, o cliente acaba tendo direito a um valor a mais e paga menos juros, tudo isso, indo em busca de uma nova instituição financeira que esteja disposta a ter a dívida do cliente em questão. No caso hipotético citado, a dívida com o banco anterior também é quitada, a diferença é que um contrato novo é feito. 

Veja também: Salário-Mínimo Em 2024: Valor Dará Para Pagar Custo De Vida Básico?