Abono natalino do Bolsa Família em 2023; governo pagará?

Há duas décadas, o programa Bolsa Família foi lançado com o objetivo de combater as dificuldades sociais e romper o ciclo de pobreza que afeta inúmeras famílias no Brasil.

Em 2023, os beneficiários do Bolsa Família aguardam ansiosamente a chegada do tão aguardado abono natalino.

Neste contexto, como fica a situação do abono natalino do programa de transferência de renda do governo? A seguir, continue lendo para saber todos os detalhes.

Entenda como vai ficar a situação do abono natalino do Bolsa Família de 2023
Entenda como vai ficar a situação do abono natalino do Bolsa Família de 2023/ Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Bolsa Família: como fica a situação do abono salarial?

A gestão deste auxílio fundamental está sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que fornece apoio mensal em termos de renda, saúde e educação para os cidadãos registrados e com informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).

A bonificação adicional será concedida às famílias paraibanas que fazem parte desse importante programa social.

Abono natalino na Paraíba: O que diz a Lei

Com base nos registros de setembro, cerca de 695 mil beneficiários na Paraíba integram o Bolsa Família. A promulgação da Lei nº 12.802, ocorrida em 6 de outubro, oficializou a alteração na legislação que institui o abono natalino.

A lei original (Lei nº 9.973, de 25 de abril de 2013) já havia passado por modificações no ano anterior para incluir o pagamento do abono natalino do Auxílio Brasil.

De acordo com o ato publicado no Diário Oficial da Paraíba, o abono natalino será destinado aos beneficiários do Bolsa Família que “estiverem recebendo regularmente o benefício no mês de referência estabelecido”.

Abono: veja valores e data de recebimento

O valor do abono natalino será de R$ 64,00 por beneficiário e será depositado nas contas, seguindo o calendário do Bolsa Família, no mês de dezembro. Atualmente, 695.418 famílias paraibanas têm direito a receber esse importante benefício.

No ano anterior, cerca de 677 mil famílias de 223 municípios na Paraíba receberam o abono natalino do Auxílio Brasil, no valor de R$ 64,00.

Os depósitos ocorreram entre os dias 12 e 23 de dezembro e o montante pode ser sacado em agências da Caixa, Casas Lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui, em todo o território nacional.

Para efetuar o saque do abono, os beneficiários devem apresentar documento de identificação com foto, como RG ou CNH, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cartão do Número de Identificação Social (NIS).

Leia mais: Bolsa Família será reduzido em 50% para milhões de famílias; veja a “lista”

Calendário do Bolsa Família e o abono natalino em 2023

Embora o mês de dezembro esteja no horizonte, o calendário do Bolsa Família já está definido. Como é prática usual, o governo antecipa o pagamento da última parcela do ano, assegurando que todos os grupos recebam o benefício antes das festas de Natal e Ano Novo.

Em 2023, a parcela de dezembro do Bolsa Família estará disponível a partir de 11/12 para o grupo NIS 1 e seguirá até 22/12 para o último grupo, NIS 0. Essas mesmas datas servirão como referência para o pagamento do abono natalino no próximo ano.

Leia mais: INSS e Bolsa Família: quem receberá antes do dia certo? Veja as datas