
Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas Atinge Recorde de Contratos
Entre os dias 1 e 31 de março de 2025, aconteceu o último mutirão de negociação e orientação financeira, onde mais de 1,4 milhão de contratos foram renegociados em todo o Brasil. Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, o sistema bancário já repactuou mais de 32,9 milhões de contratos de dívidas negativadas de consumidores.
Os produtos mais renegociados durante essas campanhas foram os cartões de crédito, diversos tipos de empréstimos e o cheque especial.
O Mutirão Nacional é uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central do Brasil, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons. Seu principal objetivo é ajudar a diminuir o endividamento dos brasileiros.
Esses mutirões são realizados anualmente, em março e novembro, desde 2019. Durante esses períodos, os bancos oferecem condições especiais para regularizar dívidas em atraso, como parcelamento e descontos sobre o valor original das dívidas.
Programa de Renegociação de Dívidas
Além do Mutirão Nacional, existe também o programa Desenrola Brasil, promovido pelo governo federal. Durante a fase 2 deste programa, que foi focada em dívidas bancárias, 3,6 milhões de contratos foram renegociados, totalizando um volume financeiro de R$ 6,5 bilhões. O programa, que começou em 17 de setembro de 2023, atendeu 2,7 milhões de consumidores até seu término em 20 de maio de 2024.
No mutirão de março de 2023, foram repactuados 2,057 milhões de contratos. Já no ano seguinte, a renegociação atingiu mais de 1,6 milhão de contratos.
Entre março de 2020 e novembro de 2022, os bancos conseguiram renegociar 24,3 milhões de contratos, com um saldo devedor que ultrapassa R$ 1,3 trilhão e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.
De acordo com Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, a renegociação de dívidas é crucial para que os consumidores recuperem o controle de suas finanças. Essa prática também ajuda a evitar o agravamento de dívidas e o superendividamento, além de contribuir para a estabilidade do mercado ao diminuir a inadimplência.
Educação Financeira
O foco dos mutirões também envolve a educação financeira. Os consumidores têm acesso a um site exclusivo que oferece orientações sobre como se preparar para a negociação e dicas para administrar o orçamento doméstico e prevenir dívidas.
Durante o mutirão, os consumidores são incentivados a conhecer a plataforma "Meu Bolso em Dia", que inclui cursos, vídeos e programas de recompensas para promover o engajamento financeiro.
A campanha do Mutirão de Renegociação de março de 2025 alcançou aproximadamente 27 milhões de pessoas nas redes sociais. Além disso, houve 402 mil cliques nos sites do Meu Bolso em Dia e 41 milhões de ouvintes alcançados através de emissoras de rádio.