Governo quer deixar concurso público mais rápido e vantajoso; saiba como

O concurso público é um dos caminhos pelos quais inúmeros brasileiros visam mudar a realidade de suas vidas. Com estabilidade e garantias, o serviço público se torna atrativo em um país com economia instável.

No entanto, buscar a aprovação exige paciência, empenho e muitas horas de estudo todos os dias.

Mesmo após aprovado nas fases necessárias de cada concurso, o participante ainda leva um belo “chá de cadeira”. Isso porque, hoje, a média de tempo necessário entre concluir o concurso e ser chamado para trabalhar gira em torno de 1 ano.

Não é raro presenciar pessoas que estão aprovadas há mais de 2 anos e ainda esperam serem chamadas para assumir o cargo.

Por meio do novo concurso público nacional unificado, o governo pode dar uma grande notícia para os concurseiros do país. Confira o que pode mudar.
Por meio do novo concurso público nacional unificado, o governo pode dar uma grande notícia para os concurseiros do país. Confira o que pode mudar.

Governo pode deixar concurso público mais rápido

De acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa realidade demorada pode mudar em breve. O ministro José Celso Cardoso Jr., disse que o período entre passar nas etapas e ser chamado para assumir o cargo poderia ser reduzido para apenas 3 meses.

Essa ideia surge diante do processo de seleção unificada que está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024. Trata-se de um grande concurso que dará acesso a diversos cargos, em órgãos federais diferentes.

Veja também: Janeiro de 2024: novo concurso da Anvisa; veja o que esperar

Esse “provão” recebeu o apelido de “Enem dos concursos públicos”. Isso acontece porque, da mesma forma que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá acesso à várias universidades federais, o concurso público unificado faria o mesmo para diversos órgãos da Federação.

O ministro acredita que esse formato pode criar um vasto banco de candidatos pré-aprovados, aptos a começarem o trabalho rapidamente. Isso diminuiria o tempo de espera para cerca de 3 meses, em média – bem menor do que o atual 1 ano de demora.

Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado prevê, atualmente, cerca de 6,6 mil vagas em 21 órgãos da Federação. Isso inclui ministérios, autarquias, IBGE, IBAMA e mais. Os cargos pretendidos incluem nível médio e nível superior.

Além disso, há previsão de salários que podem ultrapassar os R$ 22 mil para vários cargos. No entanto, a maioria deve ser abaixo dos R$ 5 mil. Em breve, mais informações sobre o concurso público unificado devem ser oferecidas pelo governo federal. A banca organizadora será a Cesgranrio.

A intenção é realizar duas provas no mesmo dia, sendo uma geral e objetiva e outra dissertativa com blocos temáticos e específicos para os cargos pretendidos.

Veja também: Concurso Correios 2024: 8 mil vagas, nível médio e o que mais? Entenda

Quais são as datas do concurso público unificado?

Atualmente, o que se espera é:

  • Até 20 de dezembro: edital;
  • Até março de 2024: aplicação das provas;
  • Até maio de 2024: divulgação dos resultados;
  • Até julho de 2024: aplicação de cursos de formação, se houver;
  • Até agosto de 2024: posse dos candidatos que foram aprovados na prova.

A previsão é a de que a as provas do concurso público sejam aplicadas em 180 municípios, em todo o Brasil.

Assim que efetuar sua inscrição, o candidato deverá selecionar a área em que deseja atuar. Nela, estarão os concursos disponíveis para os órgãos que estão ligados a eles.