Posso recorrer à justiça se eu for DEMITIDO através do WhatsApp? O que fazer?

Você já foi demitido pelo WhatsApp? Tem dúvidas se pode recorrer à justiça? A questão é que essa prática se tornou muito comum no tempo da pandemia da Covi-19, que os trabalhos se adaptaram ao home office. Só que esse tipo de desligamento ainda está acontecendo, por mais que algumas empresas voltaram a funcionar no presencial.

Muitos tem dúvida de como a Justiça do Trabalho age neste caso. Apesar de parecer uma prática “impessoal” a demissão pelo WhatsApp é sim permitida pela Justiça, entretanto os donos das empresas que fazem dessa forma devem se atentar em algumas regras, para evitar ações de constrangimento.

Posso recorrer à justiça se eu for DEMITIDO através do WhatsApp O que fazer

Demitido através do WhatsApp

Essa expressão de ser demitido pelo WhatsApp pode ser estranho pois usamos esse aplicativo para uso informal, porém esquecemos que esse aplicativo mensageiro também é utilizado para muitas conversas e trabalho de empresas. Depois que esse número começou a crescer, é notável essas ações na justiça, porém sempre são favoráveis aos empregadores, ou seja, quem efetuou a demissão, isso porque muitos ainda não conhecem sobre essa nova orientação.

É válido destacar que por mais que essa ação a Justiça aceite, não é de qualquer maneira que o empregador deve fazer a demissão. Se atente a isso! Em muitos casos que ocorreu esse tipo de demissão a maior reclamação pela parte dos funcionários é da forma que foram demitidos (desligados da empresa), por mais que seja considerado um pouco constrangedor, para a Justiça ela enxerga que é possível sim fazer isso pelo WhatsApp já que é um aplicativo de comunicação.

Na visão da Justiça o aplicativo WhatsApp pode ser utilizado para trabalho como para uma conversa banal, devido a isso, eles compreendem que a demissão pelo app é aceita, mas como citado acima, nada que expõe o trabalhador. Infelizmente, essa questão está se tornando popular, o mundo está se adaptando ao home office resolver tudo pela internet, então devido a isso, na maioria dos casos os empregadores conseguiram um amparo da Justiça.

Veja também: 4 situações que PERMITEM você sacar o Fundo de Garantia

Cuidado ao demitir alguém pelo WhatsApp

Se você é dono de uma empresa, deve tomar muito cuidado ao realizar essa ação, não pode ser feita de qualquer maneira, pois ainda sim essa atitude é muito questionada pelos funcionários e eles ficam constrangidos. Então quando for fazer uma demissão pelo WhatsApp é indicado que use os termos corretos, informe o motivo da demissão, faça tudo o que faria em uma demissão presencial, assim você terá mais pontos positivos.

Caso ao contrário, dependendo da maneira como você faz a demissão, como escreve e manda o texto para o trabalhador, a Justiça pode entender ações de constrangimento, danos morais, entre outros, além disso também estará a favor do funcionário que poderá entrar com ações contra você.

Veja também: Do que se trata o EXTRA de R$ 108,00 para BRASILEIROS? Entenda!