
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, alcançou novos recordes nesta sexta-feira (4), marcando uma alta de 0,24% e fechando em 141.263,56 pontos. Esta é a segunda vez consecutiva que o índice atinge máximas históricas, mesmo com uma sessão de liquidez reduzida devido ao feriado da Independência nos Estados Unidos. Durante o dia, o índice chegou a atingir 141.563,85 pontos, e o volume financeiro registrado foi de R$ 9,01 bilhões.
Nesta semana, o Ibovespa acumulou uma valorização de 3,21%, representando o melhor desempenho semanal desde abril. O crescimento interrompeu duas semanas de leves quedas, aumentando os ganhos do índice para 17,44% no ano. Em julho, a alta já é de 1,73%.
### Decisão sobre IOF
No cenário político, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve um impacto positivo. Moraes suspendeu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que havia sido aprovado pelo Congresso e pelos decretos do governo. Para Willian Queiroz, da Blue3 Investimentos, essa medida ajuda a reabertura do diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, diminuindo o risco de tensões institucionais.
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, comentou que o governo espera uma “solução negociada” na audiência de conciliação proposta pelo STF. Ela também mencionou que, na ausência do aumento do IOF, o governo precisará congelar despesas públicas.
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, analisou que a decisão de Moraes não favorece um dos Poderes. Segundo ele, a solução para o impasse deve ser técnica e demonstrar claramente que a medida tinha um caráter regulatório.
### Ações em Alta
Os analistas apontam que o avanço do Ibovespa é resultado de duas principais influências: a expectativa de cortes de juros no Brasil e a melhora das condições econômicas externas, especialmente em relação à China. Segundo Felipe Paletta, estrategista da EQI Research, com a inflação mais controlada, o mercado está projetando cortes na taxa Selic ainda neste ano, o que gera um ambiente favorável para as ações.
Além disso, a recuperação da economia chinesa impacta positivamente setores como mineração, siderurgia e papel e celulose, que são representativos no índice. Nesta semana, as ações da Vale ON subiram 4,15% e as da Petrobras ON valorizaram 3,99%. No fechamento desta sexta-feira, os papéis da Vale ON tiveram uma leve alta de 0,29% e os da Petrobras ON de 0,11%. As ações que se destacaram em alta foram BRF (+3,44%), Vibra (+2,68%), MRV (+2,11%) e Hapvida (+1,89%). Por outro lado, as maiores quedas foram registradas por Engie (-5,16%) e Yduqs (-1,27%).
### Expectativas para a Próxima Semana
Apesar dos novos recordes, o otimismo no mercado continua firme. Segundo o Termômetro Broadcast Bolsa, 50% dos participantes acreditam que o Ibovespa irá subir na próxima semana. Apenas 25% preveem queda e o restante 25% aposta em estabilidade, uma leve mudança em relação à pesquisa anterior, onde 62,5% esperavam alta.
Embora o volume de negociações tenha sido baixo nesta sexta-feira, o cenário tanto interno quanto externo favorável sugere que a tendência positiva do Ibovespa deve continuar, especialmente com a expectativa de retomada do mercado americano na próxima semana.