Não fique sem TV! Governo libera Kit Tv Digital para brasileiros; saiba como pedir

O desligamento do sinal analógico de TV no Brasil marca um grande passo na evolução tecnológica do país, refletindo a rápida marcha da tecnologia que influencia diversos aspectos da vida contemporânea. Este avanço, porém, vem com desafios significativos, como a necessidade de adaptar aparelhos antigos para receber o novo sinal digital.

Não fique sem TV! Governo libera Kit Tv Digital para brasileiros; saiba como pedir | Imagem via Agência Brasil

Impacto da mudança para o sinal digital

A transição do sinal analógico para o digital não só aumenta a qualidade de imagem e som das transmissões televisivas mas também torna obsoletos os televisores que operam exclusivamente via sinal analógico. Para mitigar esse impacto, foi instituído um programa governamental que fornece gratuitamente o kit antena digital a famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), garantindo que não fiquem excluídas da nova realidade televisiva.

Não deixe de conferir: Use Este TRUQUE Para Saber Se Você Foi Selecionado Para O Bolsa Família

Como funciona o Kit antena digital

O kit antena digital inclui todos os componentes necessários para converter o sinal analógico em digital, possibilitando que aparelhos de TV antigos continuem funcionais. O kit é composto por:

  • Uma antena especializada para captação de sinais digitais terrestres.
  • Um conversor de sinal analógico para digital.
  • Cabos de conexão apropriados para a instalação.

Além de acessar um maior número de canais, muitos dos quais em alta definição, o kit promove uma experiência televisiva superior, com melhorias notáveis na qualidade de áudio e vídeo. Importante ressaltar, o kit não substitui o televisor, mas sim, complementa o mesmo para receber adequadamente o sinal digital.

Elegibilidade e solicitação do Kit Gratuito

O kit gratuito é direcionado a famílias inscritas no CadÚnico, especialmente aquelas:

  • Com renda familiar de até três salários mínimos.
  • Que possuem membros beneficiários de programas sociais federais.
  • Com televisores que recebem sinais analógicos.

Como solicitar o kit

  1. Verifique a Elegibilidade: Confirme se sua família está inscrita no CadÚnico e se atende aos critérios de renda e necessidade tecnológica.
  2. Contato via Central de Atendimento: Utilize o número 0800 729 2404 ou acesse o portal Siga Antenado para iniciar o processo de solicitação.
  3. Cadastro e Agendamento: No site, preencha as informações necessárias e escolha a data e horário para a entrega do kit em sua residência.
  4. Aguarde a Entrega: Após a solicitação, o kit será entregue no endereço fornecido, no dia e horário agendados.

Para aqueles que não se qualificam para receber o kit gratuitamente, há a possibilidade de compra em lojas especializadas, tanto de materiais de construção quanto de eletrônicos. Isso garante que todos possam ter acesso à tecnologia digital, independente de sua situação econômica.

A adaptação ao sinal digital é indispensável no contexto tecnológico atual. Com o kit antena digital, o governo federal não apenas facilita essa transição, mas também assegura que as famílias de baixa renda não sejam deixadas para trás. Mantenha-se atualizado com as mudanças tecnológicas para melhorar continuamente sua experiência de mídia em casa. A transição digital vai além da tecnologia, tratando-se também de inclusão e acesso igualitário às novas possibilidades que a televisão digital oferece.

Não deixe de conferir: Truque De PESAGEM Do Bolsa Família Para Desbloquear Qualquer Benefício