“Modo blindado” do WhatsApp afasta os desconhecidos; como ativar

O WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens mais usados de todo o mundo, desde o seu lançamento, ele revolucionou a maneira na qual as mensagens são trocadas, tudo isso por conta de sua rapidez no envio delas. Agora, é totalmente possível conversar com pessoas de qualquer canto do planeta em questão de segundos. Mas com o alto número de usuários, é comum que alguns problemas venham acontecer, como o uso de algumas funções de maneira errada e devido a isso, a empresa decidiu lançar uma maneira de ‘blindar’ o aplicativo e os usuários, entenda. 

Entenda como funciona o modo “blindado” disponível no WhatsApp | Imagem de Tumisu por Pixabay

Quais as principais funções do WhatsApp?

A principal função, sem dúvida alguma, é a troca de mensagens instantâneas, até mesmo, foi através dessa funcionalidade que ele ganhou tanta fama em todo o mundo. Mas juntamente com elas, no decorrer do tempo, ele foi lançando outras funcionalidades que ganhou o coração dos usuários.

Uma delas é a chama de voz, através da função, é possível ligar para as pessoas e conversar via ligação e o melhor, sem usar os créditos, usa apenas os dados móveis, caso a pessoa não esteja conectada em uma rede wifi.

E a possibilidade de ligar por áudio, às vezes, acaba atrapalhando bastante os usuários, pois pessoas má intencionadas acabam ligando causando spam ou até mesmo, amigos, que ligam mas em momentos inconvenientes, por conta disso, uma maneira de ‘blindar’ o aplicativo dessas ligações foi lançada.

Veja também: Assediadores Usam Netflix E Outros Streamings Para Fazer Vítimas

Como o novo recurso irá proteger os usuários de ligações indesejadas?

No momento, ainda há o problema, que qualquer pessoa que tenha o seu número de WhatsApp pode ligar para você a qualquer hora do dia e o telefone caso não esteja no silencioso, acaba tocando. E se for no momento de uma reunião importante? pois é, essa situação pode ser bastante chata.

Por isso, a empresa Meta, que é responsável por vários aplicativos como WhatsApp e Facebook, lançou um recurso que vai permitir que o usuário escolha receber ou não a ligação de estranhos.

Basicamente, haverão dois perfis de pessoas no aplicativo, as pessoas que fazem parte dos ‘contatos’ e as pessoas ‘desconhecidas’, assim, o usuário terá a liberdade de escolher de qual desses dois grupos de pessoas ele irá querer receber mensagens. 

Veja também: O Recurso Que TODOS Queriam Chegou Na Nova Atualização Do WhatsApp

Como ativar a funcionalidade?

A funcionalidade irá ser lançada para todos os usuários provavelmente na próxima semana, até lá, está apenas na versão de testes. Mas no momento que ela for lançada, basta seguir o passo a passo para ativá-la:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique na opção “Configurações”, que possui um ícone de engrenagem no Iphone e três pontinhos no Android;
  • Após isso, vá até a opção “Privacidade”;
  • Por fim, toque em “chamadas” e ative a opção “silenciar pessoas desconhecidas”.

Desse modo, quando algum estranho tentar ligar para o usuário, a chamada não irá tocar, embora ainda continue no histórico de chamadas recebidas. 

Ícone do WhatsApp sumiu? Veja o que fazer

Se o ícone do WhatsApp desapareceu da tela inicial do seu dispositivo Android, você pode tentar as seguintes soluções para recuperá-lo:

  • Pesquisar na área de aplicativos: Deslize para cima ou para baixo na tela inicial para acessar a gaveta de aplicativos. Em seguida, procure pelo ícone do WhatsApp entre os outros aplicativos instalados no seu dispositivo. Uma vez localizado, mantenha pressionado o ícone e arraste-o para a tela inicial para criar um atalho.
  • Pesquisar na pasta de aplicativos: Se você organiza seus aplicativos em pastas, verifique se o ícone do WhatsApp não foi acidentalmente movido para uma pasta. Toque nas pastas na tela inicial e procure pelo ícone do WhatsApp dentro delas. Se encontrá-lo, mantenha pressionado o ícone e arraste-o para fora da pasta para criar um atalho na tela inicial.
  • Widget do WhatsApp: Verifique se o WhatsApp tem um widget disponível para ser adicionado à tela inicial. Toque e mantenha pressionado em uma área vazia da tela inicial e procure por opções de widgets. Procure pelo widget do WhatsApp e, em seguida, selecione-o para adicioná-lo à tela inicial. O widget deve exibir suas conversas recentes e permitir que você acesse o aplicativo.
  • Pesquisa por voz: Experimente usar o recurso de pesquisa por voz no seu dispositivo Android. Toque no ícone do microfone ou use o comando de voz “Ok Google” para ativar a pesquisa por voz e diga “Abrir WhatsApp”. Isso deve abrir o aplicativo do WhatsApp, mesmo se o ícone estiver ausente.
  • Reinstalação do aplicativo: Se nenhuma das soluções acima funcionar, pode ser necessário reinstalar o aplicativo do WhatsApp. Para fazer isso, acesse a Play Store no seu dispositivo Android, pesquise por “WhatsApp” e toque no botão “Instalar” para reinstalar o aplicativo.

Veja também: Novidade entra em fase de TESTES para WhatsApp no Android

Veja também: Meta REVIVE recurso velho do WhatsApp

O que fazer ao sentir que o WhatsApp está em risco?

Para denunciar um golpe ou atividade suspeita ao suporte do WhatsApp, você pode seguir as seguintes etapas:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp em seu dispositivo.
  2. Abra a conversa com o número de telefone associado à atividade suspeita ou golpe.
  3. Toque no nome do contato ou número de telefone no topo da conversa para abrir o perfil.
  4. Role para baixo e toque em “Denunciar contato”.
  5. Selecione o motivo da denúncia que melhor descreve a situação, como “Spam” ou “Golpe”.
  6. Você também pode adicionar informações adicionais na seção de comentários para fornecer mais detalhes sobre o golpe ou atividade suspeita.
  7. Toque em “Enviar” para enviar a denúncia.

Além disso, você também pode enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp detalhando a situação. O endereço de e-mail geralmente é support@whatsapp.com. Certifique-se de fornecer informações completas e detalhadas sobre o golpe ou atividade suspeita, incluindo capturas de tela, se possível, para ajudar na investigação.