PUNIÇÃO será maior para motoristas neste caso! Projeto de Lei foi aprovado

O trânsito é coisa séria, visto que envolve, além de tudo, vidas. Por isso, o processo para enfim obter uma carteira de motorista pode ser bastante rigoroso e complicado.

Entretanto, é preciso sempre estar atento aos detalhes e seguir aquilo que for melhor para a segurança, seja a própria ou a de terceiros, desconhecidos ou não.

Sendo assim, punições para infrações graves que já eram bastante complicadas, ficam ainda mais no caso dos motoristas que as cometerem ao dirigir sem carteira, com a carteira vencida ou com a carteira provisória.

Dessa forma, a PL que prevê essa intensificação das penalidades foi recentemente aprovada e exige cada vez mais cuidado. Entenda a medida e, além disso, conheça o processo de obtenção da carteira de motorista e não se arrisque mais.

PUNIÇÃO será maior para motoristas neste caso! Projeto de Lei foi aprovado
Aumento da punição ao motoristas que cometerem essa infração de trânsito que coloca vidas em risco. / Imagem: Jeane de Oliveira. / noticiadamanha.com.br

PL aprovada! Qual será a punição para estes motoristas?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma PL que, elaborada em 2021, prevê o aumento da punição para aqueles motoristas que forem pegos dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, e aqueles recém-habilitados que cometerem infração grave.

Além destes, a PL também determina uma punição maior àqueles motoristas com a carteira vencida que cometem infrações graves.

Sendo assim, os motoristas ficam proibidos que começar o processo para obtenção de CNH por um certo período e recebem outras penas previstas pela lei, como multa e retenção do veículo, que foram intensificadas com a aprovação da PL.

Veja também: Milhares de motoristas precisam ficar ATENTOS ao prazo para renovação da CNH; confira

Processo para obtenção de CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Sabemos que tirar a carteira de motorista não é simples, porém, o que não dá é sair por aí dirigindo um veículo sem estar devidamente licenciado para tal. Isso porque você assume o risco de acidentar você mesmo, seus passageiros e as pessoas que estão envolvidas no trânsito.

Por isso, é fundamental que você cumpra todos os processos antes de sair dirigindo ou pilotando por aí.

Sendo assim, as etapas obrigatórias para a obtenção de uma CNH são:

  1. Inscrição em uma CFC, a autoescola;
  2. Realização do exame psicotécnico e exames médicos;
  3. Curso teórico;
  4. Prova de Legislação;
  5. Aulas práticas de direção veicular;
  6. Exame de direção.

Veja também: Você pode ter direito a CNH DE GRAÇA e não sabia disso

Recebe o Auxílio Brasil? Você pode ter direito de tirar sua CNH gratuitamente

Bom, para aqueles que vem o valor total do processo para obtenção da carteira de motorista como um grande impecílio para não tirar, enfim, a CNH, podemos ter boas notícias para você!

Isso porque, em muitos estados do Brasil, o programa CNH Social prevê a isenção de TODO o processo, que vai das taxas do Detran, ao pacote de aulas do Centro de Formação de Condutores, a autoescola.

Nesse sentido, para ter direito a participar do programa, é obrigatório que o candidato esteja inscrito no CadÚnico e, além disso, possua renda familiar mensal e até dois salários mínimos.

Sendo assim, veja quais são os doze estados que estarão com o programa CNH Social disponível em 2023:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Roraima;
  • Sergipe.

Além disso, é válido ressaltar que, para estar por dentro dos editais, é preciso que você fique atendo à página do Detran específico ao estado em que você mora, caso ele esteja mencionado na lista acima.