Polícia avisa os pais sobre perigo de novo recurso no celular das crianças

Com cada atualização dos sistemas operacionais dos smartphones disponíveis no mercado, surgem novos recursos destinados a aprimorar a segurança dos usuários. No entanto, a mais recente adição ao iOS 17, o sistema operacional do iPhone, virou caso de polícia, que resultou em um comunicado oficial das as autoridades nos Estados Unidos. Acompanhe a leitura a seguir para obter uma compreensão mais aprofundada sobre essa ferramenta e seu impacto potencial na segurança dos usuários.

Com cada atualização dos sistemas operacionais dos smartphones disponíveis no mercado, surgem novos recursos destinados a aprimorar a segurança dos usuários. No entanto, a mais recente adição ao iOS 17, o sistema operacional do iPhone, virou caso de polícia, que resultou em um comunicado oficial das as autoridades nos Estados Unidos. Acompanhe a leitura a seguir para obter uma compreensão mais aprofundada sobre essa ferramenta e seu impacto potencial na segurança dos usuários.
Novo recurso do sistema iOS 17, do iPhone, causa preocupação em autoridades policiais norte-americanas. — Foto: Reprodução / Pixabay

Recurso problemático

Vários departamentos de polícia nos Estados Unidos estão emitindo um alerta crucial para os pais: desativem imediatamente o recurso NameDrop, presente na mais recente atualização do iOS, o sistema operacional do iPhone.

Esta funcionalidade, que permite compartilhar uma espécie de cartão de visitas personalizado com telefone e e-mail entre iPhones próximos, está levantando sérias preocupações em relação à segurança de crianças e idosos. Acompanhe os detalhes abaixo.

Leia mais: iPhone 13, 14 ou 15? Veja qual vale mais a pena comprar hoje

O NameDrop e seu impacto na segurança

O NameDrop é um recurso integrado ao Airdrop, o sistema de compartilhamento entre dispositivos Apple, e, por padrão, vem ativado.

Lançado pela Apple no iOS 17 em setembro, esse recurso customizável permite a inclusão de fotos personalizadas e diferentes cores aos contatos, criando o que a Apple chama de “pôster do contato”. Para configurá-lo, basta acessar a seção de Contatos e tocar em “Meu Cartão”.

Ao compartilhar o contato através do NameDrop, os dois telefones devem estar próximos. A pessoa então escolhe se deseja compartilhar o contato ou apenas recebê-lo.

Importante ressaltar que o afastamento cancela a operação, permitindo que o usuário simplesmente se afaste do outro telefone caso mude de ideia após tocar em uma das opções.

Alerta das autoridades para conscientização pública

As autoridades estão emitindo alertas para conscientizar a população sobre o potencial risco do NameDrop, destacando que o recurso pode ser “facilmente confundido por idosos, crianças ou outros indivíduos vulneráveis”, conforme afirmou a polícia de Mount Pleasant, no estado do Wisconsin, nos EUA.

Outras instituições, como as polícias de Halifax (Massachusetts), Middletown (Connecticut) e o condado de Henry (Geórgia), também compartilharam alertas semelhantes em suas páginas no Facebook.

Apesar do alerta, a revista “Wired” argumenta que não há necessidade para pânico, uma vez que as pessoas têm total controle sobre com quem compartilham suas informações.

Passo a passo para desativar o NameDrop

Para desativar o NameDrop e garantir a segurança de seus filhos e idosos, o procedimento é simples. Basta acessar as configurações, escolher Geral e, em seguida, Airdrop. Na função “Começar a Compartilhar Ao”, desative a opção “Aproximar Dispositivos”.

Nessa página, é possível também selecionar de quem você deseja receber dados e informações via AirDrop, sendo recomendável deixar configurado para “Apenas Contatos”.

Alerta nas lojas chinesas: problemas com iPhone 15 Pro e cabos USB-C

Enquanto isso, lojas chinesas da Apple estão emitindo alertas sobre o uso de cabos USB-C de dispositivos Android nos novos aparelhos da empresa, especialmente na linha do iPhone 15, que substituiu o conector Lightning.

Segundo informações de uma loja em Foshan, na província de Guangdong, os aparelhos receberam uma disposição diferente dos pinos conectores dos outros smartphones. Isso poderia causar problemas de carregamento, danificar a porta de entrada e até mesmo derreter os cabos USB-C.

A descrição do produto na loja oficial da Apple adverte que o uso de cabos ou carregadores danificados, bem como o carregamento em condições úmidas, pode resultar em fogo, choque elétrico, ferimentos ou danos ao iPhone ou outras propriedades.

Apesar dos alertas, não há relatos de incidentes com a porta USB-C do iPhone 15 até o momento.

No entanto, especialistas levantam questionamentos sobre a possibilidade de uma estratégia de vendas adicional por parte da Apple, dado o preço mais elevado de seus produtos em comparação com versões alternativas.

Até o momento, a Apple não emitiu um comunicado oficial sobre o uso de cabos Android em seus dispositivos.

Quer saber quais principais recursos chegaram com o iOS 17? Assista ao vídeo abaixo e saiba todos os detalhes!

Leia também: Quem tem iPhone terá WhatsApp “novo” em breve; confira