BPC será CANCELADO se acontecer alguma destas 2 coisas

A Constituição Federal garante várias coisas para o povo Brasileiro e possui como um dos seus pilares, a dignidade da pessoa humana. Por conta disso, vários benefícios são oferecidos a fim de ofertar a manutenção disso. Além da garantia dos direitos sociais. Um dos benefícios mais conhecidos por todos, é o BPC. A sigla significa Benefício de Prestação Continuada e é ofertado para pessoas com idade superior a 65 anos ou que possua alguma deficiência. Só lembrando, que o benefício em questão não é vitalício, isto é, para toda a vida. E quando a pessoa entra em óbito, ele acaba, ou seja, não vira uma pensão por morte para os dependentes. 

Idosa segurando várias cédulas de dinheiro
Se você recebe o BPC, fique ligado aos riscos de perder o benefício | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Saiba quais os critérios para fazer parte do programa

Todas as pessoas que recebem o valor em questão, é por conta que não conseguem prover seu sustento, por vários motivos, mas o principal, é não conseguir participar da vida em sociedade por no mínimo 24 meses. Caso a pessoa se enquadre nesse critério, ela poderá participar do BPC. 

Todavia, como tudo, há algumas regras e caso elas sejam quebradas, o auxílio pode ser cancelado o que vai colocar o BPC em risco. Duas situações são as mais comuns de acontecer e você verá elas a seguir, a fim de evitar passar por situações complicadas.

Os requisitos mínimos para participar são:

Como já citado, o benefício não é para sempre. E a renda por pessoa não pode ser superior a 1/4 do salário mínimo. E caso a pessoa queira o benefício por conta de ter alguma deficiência, ela precisa passar por uma avaliação médica e social por intermédio do INSS. E um critério geral é que ela precisa estar no INSS.

E diferente da aposentadoria, no BPC, o beneficiário não precisa ter contribuído para o INSS. Em contrapartida, não tem direito ao 13° salário e nem à pensão por morte. 

Veja também: Caixa Tem foi BLOQUEADO! Aprenda a sair da enrascada

Agora confira as situações que podem acarretar no cancelamento do benefício

A primeira delas é bem lógica. Se porventura o beneficiário do BPC começar a trabalhar de maneira remunerada, ele já não terá mais direito de receber o benefício. Visto que ela sai fora de um dos critérios usados para receber o valor em questão. Outra situação é sobre abrir um MEI. 

Caso a pessoa ache por bem abrir um MEI e virar um microempreendedor, isso também vai gerar o cancelamento do benefício. Já que o Governo vai achar que a pessoa já consegue por si só, se sustentar e não precisa mais do benefício em questão.

Mas claro, que se após perder o benefício, a pessoa voltar a se enquadrar nos critérios, ela pode voltar a receber. Para ter mais informações do tipo, basta acessar o aplicativo do Meu INSS ou entrar em contato pelo número 135.

Veja também: Começa NESTA SEMANA: auxílio de R$ 1,2 MIL na conta dos brasileiros