Cidadãos com carteira assinada e pressão alta podem solicitar o auxílio-doença?

Todas as pessoas que são contribuintes do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – tem alguns direitos que engloba também o auxílio-doença. Entretanto, essa categoria deixa muitas pessoas com dúvidas pois sabem que existem requisitos para receber auxílio, mas nunca sabem quais são as doenças que podem dar o direito.

Cidadãos com carteira assinada e pressão alta podem solicitar o auxílio-doença?
Veja quais são os requisitos. Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Pressão alta

A pressão alta pode ser sim um fator para o trabalhador conseguir o auxílio-doença, mas muitas pessoas não sabem, por se tratar de uma doença “comum”, ou seja, muitos brasileiros possuem, eles pensam que essa doença não pode dar o direito de receber. 

Entretanto, se você for portadora dessa doença é preciso primeiro entender um pouco sobre o assunto e quem pode conseguir o auxílio-doença. Não é tão fácil quanto parece, o trabalhador não basta ter apenas pressão alta, envolve um monte de requisito que pode atrapalhar o trabalhador na função devido a pressão alta.

Existem casos em que a pressão alta não pode ser mais controlada e impossibilita o trabalho. Nessa ocasião o trabalhador tem grandes chances de conseguir o auxílio-doença, e o processo é igual aos outros, o trabalhador precisa passar pela perícia médica no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para comprovar sua condição de saúde, apresentando documentos como: atestado, exames, laudos, todos esses documentos devem indicar e comprovar o estado de saúde do trabalhador.

Como solicitar esse auxílio?

O trabalhador que deseja solicitar o auxílio-doença agora pode fazer esse pedido pela internet através do aplicativo MEU INSS que está disponível no Play Store para Android como iOS (iPhone). 

Veja o passo a passo e faça ai da sua casa:

  • Entre no aplicativo Meu INSS
  • Digite o seu CPF e sua senha (o mesmo que o login do gov)
  • Se caso não possuir o login do Gov.br é necessário criar
  • Após isso clique na opção “Agende sua Perícia” que fica do lado esquerdo da tela
  • Depois clique em “Agendar Novo”
  • E por fim, faça o acompanhamento do pedido pelo próprio aplicativo na opção “Resultado de Requerimento”.

Viu? É bem fácil de fazer através do aplicativo, entre com  o pedido e veja se tem direito de receber o auxílio-doença.

Veja também: Auxílio de R$ 500,00 disponível para TODOS os brasileiros; confira os requisitos para sacar

Quais são os requisitos para eu conseguir pegar o auxílio-doença?

Como sabemos, todo auxílio tem regras e requisitos e o solicitante deve estar incluso nelas para ter o direito. Essas regras são criadas pelo próprio Governo Federal, assim ele consegue ter controle da situação e realmente ajudar com o auxílio para quem precisa.

Por tanto, para você receber o auxílio-doença você estar estar dentro desses requisitos:

  • Ter ao menos 12 meses de contribuição
  • Comprovar a impossibilidade de trabalhar através de perícia médica do INSS, seja doença ou acidente é preciso provar que você está incapaz de exercer a função
  • É preciso já estar afastado a cerca de 15 dias, para os trabalhadores de empresa, seja dias corridos ou intercalados até 60 dias pela doença.
  • Deve também ter qualidade de segurado 

São esses requisitos que podem fazer você ter o seu auxílio-doença aprovado, incluindo também a hipertensão arterial que é conhecida como a pressão alta.

Veja também: Auxílio de R$ 1,2 MIL para mães? Entenda!