Água-viva fantasma gigante é registrada em águas profundas

Cientistas realizaram um importante registro de uma rara água-viva fantasma gigante, conhecida como Stygiomedusa gigantea, durante uma expedição em ecossistemas de águas profundas na costa da Argentina. As informações foram divulgadas pelo Instituto Oceanográfico Schmidt.

As imagens da criatura foram capturadas a cerca de 250 metros de profundidade, utilizando um veículo operado remotamente (ROV), durante uma missão a bordo do navio de pesquisa R/V Falkor. Essa expedição foi liderada por uma equipe de cientistas argentinos.

A água-viva chamou a atenção pelo seu aspecto peculiar, com braços longos que se assemelham a fitas. O registro também mostrou peixes juvenis da espécie Centrolophus nadando ao redor da campânula da água-viva. Essa campânula pode alcançar até um metro de diâmetro, enquanto seus quatro braços podem medir até 10 metros.

Além do avistamento dessa água-viva, a equipe científica conseguiu documentar o maior recife conhecido da espécie de coral Bathelia candida, já registrado em todo o oceano. Durante a expedição, foram identificados também diversos outros recifes ricos em biodiversidade.

Os pesquisadores catalogaram 28 espécies que possivelmente são novas para a ciência, incluindo vermes, corais, ouriços-do-mar, caracóis marinhos e anêmonas-do-mar. Esses achados ressaltam a importância das expedições em águas profundas para a pesquisa científica e para o entendimento da biodiversidade marinha.