Memória de elefante: 10 exercícios para aumentar a sua

Conforme envelhecemos, manter a mente alerta, e a memória em ótima forma, pode se tornar uma prioridade cada vez maior.

Além de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios regulares, existem exercícios cerebrais que podem ser incorporados à rotina para otimizar o funcionamento do cérebro.

Uma pesquisa recente sugere que atividades desafiadoras e envolventes são particularmente eficazes neste sentido. Quer saber mais detalhes? A seguir, continue lendo para saber quais são os 10 exercícios ideias para manter a memória ativa, de acordo com um novo estudo.

Descubra agora 10 atividades cerebrais para aprimorar sua memória
Descubra agora 10 atividades cerebrais para aprimorar sua memória/ Foto: Envato

Estudo aponta quais exercícios ativam a memória

O neurocientista David Eagleman, PhD, professor adjunto de psicologia e ciências mentais públicas no Instituto de Neurociências Wu Tsai da Universidade de Stanford, destaca a importância de envolver vários sentidos em nossos exercícios cerebrais.

Quanto mais sentidos envolvidos, melhor para ativar a memória, já que o cérebro opera por associações, e estimular diversas áreas cerebrais é essencial para manter a mente afiada.

Além disso, descobrimos que, além dos hábitos saudáveis, também é possível manter a mente e a memória afiadas com exercícios de treinamento cerebral. Estas atividades são acessíveis e oferecem benefícios significativos.

10 dicas para exercitar sua memória:

  1. Teste sua memória:
    Um exercício simples envolve criar uma lista de itens, como tarefas a serem realizadas ou compras de supermercado, e tentar lembrar a lista após uma hora. Quanto mais desafiadora a lista, maior a estimulação mental.

  2. Deixe a música tocar:
    Aprender a tocar um instrumento musical, ou participar de um coral, é uma excelente maneira de estimular o cérebro.

  3. Faça cálculos mentalmente:
    Resolver problemas matemáticos, sem auxílio de papel, lápis ou computador é um exercício cerebral muito eficaz. E fazer durante uma caminhada é ainda melhor, já que também incorpora uma atividade física.

  4. Faça uma aula de culinária:
    Aprender a cozinhar algo novo estimula múltiplos sentidos e habilidades cognitivas, como planejamento de refeições e resolução de problemas.

  5. Aprenda uma língua estrangeira:
    Estudar uma língua estrangeira envolve a audição e a fala, e pesquisas indicam que ser bilíngue pode reduzir o risco de desenvolver demência.

  6. Crie imagens de palavras:
    Visualize a grafia de uma palavra e faça uma associação com outras palavras que compartilhem as mesmas duas letras, fortalecendo sua memória e associações de palavras.

    Leia mais: Risco de diabetes reduzido: estudo mostra hábito simples que ajuda

  7. Desenhe um mapa de memória:
    Após visitar um local novo, tente desenhar um mapa da área quando voltar para casa. Este exercício demonstrou melhorias na estrutura cerebral e na função cognitiva.

  8. Desafie suas papilas gustativas:
    Ao comer, tente identificar os ingredientes em sua refeição, incluindo ervas e especiarias sutis, o que estimula o cérebro a identificar e lembrar sabores.

  9. Aprimore sua coordenação:
    Adote um novo hobby, que envolva habilidades motoras finas, como esportes com raquetes, tai chi, tricô, desenho, pintura ou jogos de vídeo.

  10. Aprenda um novo esporte:
    Incorporar um novo esporte à sua rotina, como yoga, golfe ou tênis, pode melhorar o equilíbrio, a força e a capacidade aeróbica, protegendo seu cérebro com o passar dos anos, conforme indicam estudos recentes.

No vídeo abaixo, saiba quais são os 5 alimentos amigos da boa memória:

Leia mais: Após 25 anos, paciente com Parkinson volta a andar com “chip no cérebro”