App deixa MEI emitir Nota Fiscal pelo celular; entenda como funciona

Que o Microempreendedor Individual tem muita autonomia e independência para realizar várias ações, isso nós já sabemos. Mas você sabia que agora o MEI também pode emitir Nota Fiscal diretamente pelo celular?

O recurso está disponível através de aplicativo e permite ainda mais facilidade na hora de trabalhar e resolver as questões mais burocráticas que envolvem o serviço.

Sendo assim, vamos te dar todas as informações que você precisa saber para estar por dentro da novidade e, mais do que isso, utilizar a ferramenta! Veja o cronograma e como isso funciona.

App deixa MEI emitir Nota Fiscal pelo celular; entenda como funciona
Emissão de Nota Fiscal agora através de aplicativo de celular? veja como o MEI pode facilitar o seu trabalho e utilizar essa nova ferramenta disponível. / Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br.

Serviços Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Chamada também de NFS-e, a Nota Fiscal de Serviço eletrônica é o documento digital que é gerado pela Receita Federal ou através dos serviços da própria prefeitura municipal, responsável por documentar as operações que envolvem a prestação de serviço.

Nesse sentido, o sistema nacional de Nota Fiscal de Serviço pretende regulamentar um padrão nacional para emitir estas notas e armazenar um repositório para controle das NFSs-e expedidas.

Sendo assim, a ideia é o aumento de competividade das empresas no Brasil a fim de racionalizar as obrigações acessórias, como a redução do custo-Brasil. De acordo com o portal oficial do Governo Federal sobre as as NFSs-e, a medida, inclusive, serviria como forma de fomentar novos investimentos.

Mais do que isso, o sistema também busca padronizar e melhorar, de acordo com o portal, a ” qualidade das informações, racionalizando os custos governamentais e gerando maior eficiência na atividade fiscal.”

Veja também: MEIs também tem direito ao PIS, FGTS e seguro-desemprego? Tire suas dúvidas!

Emissão de Nota Fiscal através do celular

Quem está cadastrado como Microempreendedor Individual tem muita autonomia acerca de seus serviços, por ser classificado como uma pessoa jurídica, e pode lidar bem com todas as burocracias que envolver sua atividade.

Dessa forma, ao se formalizar, o MEI trabalha por sua própria conta e se legaliza como um pequeno empresário se a sua ocupação constar na lista de atividades permitidas.

Na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia apresentou uma nova funcionalidade disponíveis aos MEIs: o aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.

Nesse sentido, o app que está disponível nas plataformas iOS e Android facilita o dia a dia dos microempreendedores que, agora, podem emitir notas eletrônicas diretamente através do aparelho celular.

Além da emissão, o aplicativo permite que o MEI consulte aos documentos que já foram lançados, bem como a checagem de eventuais registros ainda não transmitidos de forma totalmente gratuita.

Dessa forma, o cliente recebe uma notificação informando sobre a emissão de nota fiscal por meio do celular.

No entanto, nem todos os municípios já fizeram a adesão, apesar da disponibilidade ficar disponível, para todos, a partir do dia 1º de janeiro, já no mês que vem.

Para informações completas sobre os Serviços de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, acesse a página do Governo Federal que aborda todos os pontos relacionados e tire quaisquer dúvidas (https://www.gov.br/nfse/pt-br).

Veja também: Veja os TRUQUES! Como aprovar um financiamento antes que o ano acabe?