PIS/PASEP: Trabalhei em 2021, quando vou receber?

Os trabalhadores formais com contrato assinado ainda estão ansiosos para receber o PIS/PASEP para o ano base de 2021. Entretanto, o pagamento deste lote do bônus salarial ainda pode levar algum tempo para ser liberado.

Na realidade, os calendários do PIS/PASEP têm se mantido em equilíbrio desde que o cronograma foi suspenso por um ano, devido aos efeitos econômicos causados pela pandemia Covid-19.

Na época, o dinheiro que compõe o fundo PIS/PASEP foi realocado para o então recém-criado BEm (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda). O programa foi lançado para ajudar as empresas a manter empregos ativos.

Assim que o cronograma do PIS/PASEP foi retomado, o Governo Federal explicou que os pagamentos seriam feitos gradualmente, pois não há dinheiro nos cofres federais para pagar o benefício acumulado a partir de dois anos base.

Há uma previsão de que o PIS/PASEP será atrasado em dois anos. Isto significa que o pagamento do ano-base será feito apenas dois anos depois, ao invés de um, como era até então.

Imagine o exemplo de um trabalhador que foi formalmente empregado no ano de 2021. Por tradição, ele receberia seu PIS/PASEP em 2022. Mas, como houve um adiamento do benefício, ele só poderá receber o benefício em 2023.

Mas é importante deixar claro que esta é uma expectativa. Não se trata do calendário oficial, que ainda não foi liberado. O pagamento para o ano base 2022, que foi feito este ano, é ainda mais incerto. Pela lógica, alguns trabalhadores esperam que ele ocorra em 2024.

Os trabalhadores formais com carteira assinada seguem ansiosos para receber o PIS/PASEP referente ao ano-base 2021. No entanto, o pagamento deste lote do abono salarial ainda deve demorar para ser liberado. / Imagem: Jeane de Oliveira – noticiadamanha.com.br

Quem tem direito ao PIS/PASEP para 2021?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa comprovar o direito ao bônus salarial no ano de referência. Em qualquer caso, as regras de elegibilidade não mudaram nos últimos anos. Portanto, você deve satisfazer os seguintes critérios:

  • Estar inscrito nos programas PIS/PASEP por pelo menos cinco anos
  • Ter trabalhado com um contrato assinado por pelo menos 30 dias consecutivos ou não
  • Ter recebido até dois salários mínimos
  • Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados no Relatório Anual de Informações Sociais (Rais).

Leia mais: ESTAS são as regras do Bolsa Família: beneficiários do atual Auxílio Brasil podem ser transferidos?

Pagamento de PIS/PASEP

PIS

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador tem uma conta corrente, poupança ou Poupança Social Digital
  • Em caixas eletrônicos, lojas de loteria e correspondentes CAIXA Aqui usando o Cartão do Cidadão
  • Em uma agência da CAIXA, apresentando o número PIS e um documento oficial de identificação.

Pasep

  • O pagamento do bônus salarial é feito creditando a conta para os correntistas e aforradores do BB
  • Os correntistas de outras instituições financeiras podem enviar a TED para sua conta via TAA ou WEB
  • Os demais podem sacar seus fundos nas agências do Banco do Brasil, apresentando um documento de identificação oficial.

Leia mais: Eletrodomésticos com quase 50% de DESCONTO na Black Friday; saiba como comprar com desconto