Simule sua nota com a calculadora do GLOBO

As provas do concurso para o cargo administrativo da Polícia Federal foram realizadas neste domingo em várias regiões do Brasil. Essa etapa do concurso apresenta um formato diferente do tradicional, pois as questões objetivas não usam o modelo de múltipla escolha. Isso pode gerar confusão para os candidatos na hora de calcular suas notas.

Para ajudar nessa tarefa, foi disponibilizada uma ferramenta que permite aos candidatos estimar seu desempenho. Após a realização da prova, os participantes podem verificar seu desempenho através de um gabarito extraoficial. É importante lembrar que questões deixadas em branco ou com mais de uma opção marcada não são consideradas erros. Na calculadora, os candidatos devem inserir apenas as questões em que escolheram a alternativa errada.

A prova objetiva é eliminatória e classificatória, totalizando 120 pontos, com 120 questões no total. Desse total, 50 questões são de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Ao contrário do que é comum, cada questão só tem duas opções de resposta: CERTO (C) ou ERRADO (E). Os candidatos deverão anotar essas respostas na folha de respostas, que será usada para a correção.

As respostas que estiverem corretas, de acordo com o gabarito oficial, recebem um ponto. No entanto, se o candidato marcar uma opção incorreta, ele perde um ponto. Questões com duas respostas ou em branco resultam em zero pontuação. Assim, a nota final da prova será calculada pela soma das questões corretas e subtraindo as que foram marcadas incorretamente.

Para não ser eliminado do concurso, o candidato precisa alcançar pelo menos 10 pontos em conhecimentos básicos, 21 pontos em conhecimentos específicos e 36 pontos no total da prova.

A banca responsável pelo concurso, Cebraspe, irá disponibilizar a consulta individual aos gabaritos preliminares a partir das 19 horas do dia 1º de julho, que ficará disponível até as 18 horas do dia 3 de julho. O resultado final das provas será divulgado no dia 6 de agosto.