
A Argus Media, empresa especializada em dados e preços de commodities, revisou suas previsões para a produção de trigo na Rússia para o ano safra 2025/26. Agora, a expectativa é de uma colheita de 84,8 milhões de toneladas, um aumento de 4,5 milhões de toneladas em relação ao que foi estimado em março. Essa nova previsão é consideravelmente superior à produção do ano anterior, que foi de 81,3 milhões de toneladas.
A melhora nas condições climáticas e na umidade do solo são os principais fatores que impulsionaram essa projeção otimista. Enquanto isso, a região sul de Rostov, que é a maior produtora de trigo de inverno no país, ainda enfrenta dificuldades devido à falta de chuvas. Porém, as boas condições observadas nas regiões do Volga e Central nas últimas semanas são esperadas para compensar as perdas no sul.
A área total destinada ao cultivo de trigo para a safra 2025/26 é estimada em 26,89 milhões de hectares, menor do que os 27,85 milhões de hectares da safra anterior. Isso se deve, em parte, às dificuldades enfrentadas pelos agricultores, que têm se voltado para o cultivo de sementes oleaginosas e leguminosas, devido ao clima desfavorável e ao baixo lucro em cultivares como o trigo, cevada e milho.
A colheita de trigo já começou na região sul da Rússia, mas as chuvas recentes atrasaram o progresso das atividades agrícolas. Ao mesmo tempo, a umidade nas regiões centrais é considerada benéfica para o desenvolvimento das plantações, e as colheitas nesses locais devem iniciar nos próximos 30 a 40 dias.
Vale lembrar que a estimativa de safra divulgada pela Argus não inclui dados da Crimeia e outros territórios que foram anexados pela Rússia da Ucrânia.